Seventies on the door




O momento econômico diz "desacelere". A moda diz "nós podemos ajudar a se vestir para a ocasião".

Ok, nem sempre é assim, mas é inegável que a as duas andem juntas. Afinal de contas, a moda é o segundo setor mais lucrativo do mundo, perdendo apenas para o ramo alimentício. 

É natural que ambos conversem usando a mesma língua e, o que estamos vendo, é um momento de apreensão que incentiva as pessoas a frearem seus impulsos e colocar o pé no chão. Literalmente.

A Forbes apontou a relevância da década ao enumerar coleções que ressuscitam ideiais dos anos 70 como a simplicidade e a relação mais estreita com peças fáceis de combinar e com um toque casual. Isso faz com que as escolhas na hora da compra sejam mais eficazes e a composição de looks mais eficiente.



Combinando mais peças entre si, temos 'n' possibilidades na hora de vestir, sem precisar recorrer ás lojas toda semana.

Mas por outro lado...

Outras marcas pegam carona nos cabelos volumosos, no design psicodélico e nas formas esvoaçantes. Tudo maxi. Tudo over. Tudo preparando terreno para a era disco.



 


Seria natural que as próximas temporadas trouxessem os excessos dos anos 80, celebrando um momento melhor para a economia e para a sociedade, mas em épocas como esta, é importante segurar as pontas, equilibrar o salto e investir naquilo que é mais seguro.

Dá pra soltar a imaginação em alguns momentos, afinal, tensão demais não é nada saudável. Criar composições mais divertidas e coloridas em contraponto com peças em tons terrosos e modelagem reta.





 A Vogue Brasileira já anda soltando postagens de como entrar no clima dos anos 70, com looks boho e outros com referências mais elegantes.

O South China Morning Post contribuiu com a onda de publicações, relacionando elementos atuais ao estilo retrô. Na pauta, releases de marcas com Chloé, Miu Miu e J. Brand.

A CNN vai rodar uma série sobre os anos 70 e como a programação da TV daquela época influencia muito o que vemos hoje.

E no twitter, não param de pipocar postagens com cliques incríveis de looks nas ruas e editoriais que pegam carona no tema. Vale muito a pena conferir.

Na decoração, elementos naturais e paisagismo com forte influência da natureza ganha espaço em casas e apartamentos mundo afora. O momento é de reflexão e de contato maior com a terra.

E o verão 2016 também aponta forte para esta década. Plataformas, tons terrosos, rasteirinhas com cara handmade e modelagens mais simplificadas são as grandes apostas da vez na área calçadista.




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Imagens: Vogue UK, Vogue Brasil, SCMP, Style.com




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